Manifesto IACB – Setembro Amarelo, uma campanha em defesa da vida!

A equipe do Instituto de Análise do Comportamento de Bauru (IACB), vem se manifestar para que este mês de setembro seja um momento em que toda a sociedade reflita sobre o suicídio, um problema silenciado e que tira, diariamente, segundo números oficiais, 32 vidas em todo o Brasil.

cartaz-setembro-amareloA campanha Setembro Amarelo, organizada no Brasil desde 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), acontece em todo o mundo e visa conscientizar a população para a prevenção do suicídio. Considerado um problema de saúde pública, com taxas de óbito superiores às da AIDS e da maioria dos tipos de câncer, o suicídio ainda é um grande tabu e, como tal, não se fala ou se discute a respeito, enquanto as vítimas permanecem escondidas no anonimato.

A pessoa com pensamentos suicidas geralmente demonstra alguns alertas que devem chamar a atenção dos que estão à sua volta, como isolamento social, falas de morte, depressão e falta de motivação para viver. É necessário perder o medo de se aproximar dessas pessoas e oferecer ajuda. Um dos grandes medos, além dos diversos preconceitos, é não saber o que falar. Porém, sabe-se que pessoas numa crise suicida se sentem extremamente isoladas e sozinhas. Portanto, o importante é estar preparado para ouvir! E qualquer um pode representar esse papel nesse momento crucial.

O suicídio pode ser prevenido. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O acesso ao auxílio nesse momento é fundamental. É importante que a pessoa procure e aceite a ajuda de pessoas próximas que possam ouvi-la nos momentos de extrema angústia, para auxiliá-la também na procura de ajuda por especialistas como psicólogos e psiquiatras.

O IACB está engajado nesta campanha e manifesta a importância de que todos possam se sensibilizar e se mobilizar para a prevenção desse mal silencioso que vem tirando tantas vidas em nosso país e no mundo! Estudos recentes demostram que a maioria das pessoas que cometem suicídio procuram ajuda de alguma forma (de um familiar, amigo ou até de um profissional de saúde) poucos dias antes de cometer o ato. Portanto, os dados demostram que falar realmente é a melhor solução para prevenir o suicídio!

Para mais informações, acesse o site oficial da campanha criada pelo CVV – www.setembroamarelo.org.br. No site da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), é disponibilizada uma cartilha sobre como prevenir o suicídio – http://www.abp.org.br/portal/conheca-a-cartilha-para-combater-o-suicidio/. Participe!

Bauru, 12 de setembro de 2016.

Equipe IACB: Psicóloga Dra. Alessandra Salina Brandão, Psicólogo Dr. Florêncio M. Costa Júnior, Psicóloga Ms. Natália Pinheiro Orti, Psicóloga Roberta Miguel Green, Psiquiatra Dra. Melissa Chagas Assunção de Mello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *