Nosso Objetivo

logo_iacb

O Instituto de Análise do Comportamento Bauru – IACB – foi idealizado para integrar os analistas comportamentais da cidade e região e contribuir para o desenvolvimento e divulgação da ciência do comportamento.

O IACB visa também ampliar as possibilidades de formação em Psicologia por meio de cursos e diversas atividades com profissionais renomados de diferentes áreas da Análise do Comportamento.

A programação do Instituto é planejada para promover a interlocução entre os profissionais e estudantes de Psicologia, favorecendo o desenvolvimento de repertórios teórico e prático em diferentes contextos de atuação do psicólogo.

Gostaríamos de convidar a todos os interessados em ampliar seus conhecimentos e habilidades profissionais a se integrarem ao IACB! Todos são bem vindos, sempre!

Um pouco da nossa história…

O Instituto de Análise do Comportamento Bauru foi criado para integrar projetos que já vinham sendo realizados pela sua equipe há alguns anos na cidade de Bauru e região. Além dos atendimentos terapêuticos e supervisões de casos clínicos sob a perspectiva comportamental, seguem alguns exemplos de atividades que estavam sendo realizadas:

Projeto Cinema & Terapia Comportamental

Durante o ano de 2009, as psicólogas Alessandra Salina Brandão e Fernanda Augustini Pezzato e a então estagiária Natália Pinheiro Orti promoveram o evento Cinema & Terapia Comportamental, com a proposta de unir o estudo da terapia comportamental com o prazer da discussão de filmes. O evento reuniu psicólogos, médicos e alunos de psicologia das diferentes faculdades de Bauru.

Em 2010, as profissionais do IACB foram convidadas a realizar o projeto em parceria com a Faculdade de Ciências da Unesp Bauru, após o projeto ser avaliado com mérito pela Comissão de Extensão dessa Universidade.

Cabe ressaltar que esse projeto também foi realizado na cidade de Ourinhos, após convite da professora Msª Christiana.

Grupo de Acompanhamento Psicológico para obesos

Esse trabalho foi realizado em 2008 e o grupo teve o objetivo de contribuir com os participantes para que adquirissem, de forma gradual e progressiva, hábitos alimentares e estilos de vida sadios, identificando fatores que interferiam na freqüência do comportamento de comer e como lidar com os mesmos.

Curso prático para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas em clínica comportamental

O objetivo desse curso foi o de proporcionar o desenvolvimento de habilidades terapêuticas necessárias para a realização da análise funcional por meio de uma metodologia prática. Foram realizadas simulações de casos clínicos, role-playing e discussões de estratégias terapêuticas.

Assessoria a Instituições de Ensino

Durante os anos de 2009 e 2010, as coordenadoras do IACB, Alessandra e Ana Carolina, atuaram junto o Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Medicina de Marília, discutindo temas sobre comunicação professor e estudante e avaliação.